NOTA INFORMATIVA – SITAF – CITIUS

SITAF – CITIUS

O Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ), após ter conhecimento dos graves problemas que se verificam nos Tribunais Administrativos e Fiscais (TAF) no âmbito da migração dos processos do SITAF para o CITIUS, contactou de imediato com diversos colegas desses tribunais, a nível nacional, de forma a apurar, em concreto, quais os problemas e as ocorrências resultantes da referida migração.

Depois de recolhidas as informações, o SFJ diligenciou pelo envio de um ofício ao IGFEJ visando esclarecimentos sobre::

  1. As graves anomalias verificadas na migração do SITAF para o CITIUS, que têm colocado em causa o funcionamento dos TAF e, consequentemente, o trabalho realizado pelos Oficiais de Justiça e demais Funcionários de Justiça;
  2. Os problemas e a lentidão generalizada que afetam de forma recorrente o CITIUS na jurisdição comum.

Urge realçar que, depois dos graves problemas ocorridos aquando da migração de processos na instalação das comarcas-piloto em 2009, bem como aquando da migração de processos aquando da instalação do novo “mapa judiciário” em 2014, nos causa algum espanto a repetição, mais de 10 anos depois, de semelhantes e graves problemas que perturbam e impedem o normal funcionamento das secretarias.

Divulgamos aqui a resposta obtida junto do IGFEJ relativamente aos pontos elencados.

O SFJ informa ainda os seus associados que enviou um pedido de esclarecimentos à DGAJ, na sequência de queixas, apresentadas por inúmeros colegas que desempenham funções nos TAF, relativas a falhas na formação no âmbito da nova plataforma de trabalho – CITIUS.

A DGAJ informou este sindicato de que será adotada uma nova estratégia formativa nos TAF quanto ao CITIUS: nos próximos dias, todos os tribunais terão um formador presencial para apoio direto aos colegas e, durante o mês de novembro, serão implementadas soluções inovadoras de formação on job.

Estamos atentos, e assim continuaremos, tendo em vista a resolução dos problemas que afetam todos os Tribunais e serviços do Ministério Público e dificultam o normal desenvolvimento do trabalho pelos Oficiais de Justiça e demais Funcionários de Justiça.

 

Share This