INFORMAÇÃO SINDICAL – 24 de abril de 2023

“GREVE PELA JUSTIÇA”

O SFJ vem apelar a que nos dias 26, 27 e 28 de abril e 02, 03, 04 e 05 de maio os funcionários de justiça adiram massivamente a esta GREVE PELA JUSTIÇA PARA QUEM NELA TRABALHA!

Este apelo surge como forma de protesto face à falta de respostas do Governo às reivindicações dos funcionários de justiça, nomeadamente no que diz respeito ao não acatamento da nossa proposta sobre o pagamento do subsídio de recuperação processual por 14 meses e, bem, assim, pela falta de promoções imediatas a todas as categorias.

Não é aceitável que o Ministério da Justiça continue sem nos ouvir e assobie para o lado, negligenciando grosseiramente os funcionários de justiça, que são o primeiro, e às vezes, o único rosto da justiça!

Os funcionários de justiça desempenham um papel fundamental na administração da justiça e têm enfrentado inúmeras dificuldades no exercício das suas funções. A falta de reconhecimento e de investimento na melhoria das suas condições de trabalho tem tido um impacto significativo na qualidade do serviço prestado aos cidadãos.

O SFJ tem procurado, de forma empenhada, encontrar soluções para estes problemas, mas sem sucesso. Face a esta situação, não resta outra alternativa senão a luta pelos nossos direitos e pela valorização da nossa profissão.

Nos dias 26, 27 e 28 de abril e 02, 03, 04 e 05 de maio demonstra, inequivocamente, a tua VONTADE de dizer NÃO ao que nos tem sido proposto: quadros de pessoal incompletos onde medidas gestionárias obrigam OJ a serem recolocados transitoriamente sem qualquer critério, a não inclusão no vencimento do suplemento de recuperação processual, a aceitação de que o dever de disponibilidade permanente não tem qualquer contrapartida, nomeadamente num  sistema de aposentação diferenciado, a aceitação de que a revisão do estatuto profissional não tem de implicar, necessariamente, a valorização e dignificação da carreira, não afastando nenhum dos trabalhadores que atualmente preste serviço como Oficial de Justiça.

Juntos, vamos mostrar que os funcionários de justiça são uma força determinante na administração da justiça e que não nos resignamos à falta de reconhecimento e investimento na nossa profissão.

Junta-te a nós, porque só juntos teremos a força que merecemos!

***

FAQ’s

No site do SFJ (www.sfj.pt) encontram-se já disponibilizadas algumas perguntas e respostas frequentes (FAQs) que irão sendo atualizadas conforme as necessidades.

Também disponibilizámos, como é hábito, os contactos telefónicos dos nossos dirigentes sindicais, a fim de responderem a eventuais dúvidas sobre a greve.

***

CITOTE

Foi hoje publicado o Citote-Edição Digital- abril 2023 (PDF e EBOOK)

Afirma-se, cada vez mais, como um meio de comunicação sindical que efetua a interpretação e a discussão das temáticas relacionadas com o trabalho e a carreira de Oficial de Justiça, tendo esta edição como principal enfoque os desafios que se aproximam com a revisão estatutária, a abordagem relativa ao “novo” sindicalismo, a intervenção dos Oficiais de Justiça na Organização do Ministério Público, os desafios à própria mudança, uma análise/reflexão sobre as formas de luta impulsionadas, a introdução do novo registo de assiduidade, a Inteligência Artificial e outras matérias que esperamos que contribuam para uma elucidação crescente.

Boas leituras.

 

JUNTOS SOMOS MAIS FORTES

JUSTIÇA PARA QUEM NELA TRABALHA

O Secretariado Nacional do SFJ

Informação Sindical - 24abr2023
Share This