A liberdade é um valor fundamental numa sociedade democrática.
As ideias fascistas ainda permeiam muitos setores da sociedade, especialmente em momentos de crise política e económica. Partidos fascistas representam uma grave ameaça à democracia, uma vez que têm uma visão autoritária e antidemocrática da política e da sociedade.
A insatisfação social que grassa na nossa sociedade e a falta de respostas aos direitos dos trabalhadores acarretam o perigo de se deixar levar por populismos que nos podem levar à supressão da liberdade de expressão, à repressão da oposição, à criminalização do discurso crítico ou da imprensa, à limitação dos direitos individuais, incluindo o direito à privacidade e o direito à igualdade, à proibição de políticas que promovem a diversidade e a inclusão, desprezo pela diversidade social, racial, sexual e a marginalização de grupos minoritários.
Atualmente existe o perigo real do enfraquecimento das instituições democráticas e riscos para a democracia. A liberdade é um valor fundamental numa sociedade democrática, permite que os cidadãos tenham o direito de se expressar, escolher os seus governantes e viver sem medo de perseguição. Deve ser vivida com responsabilidade social e para o bem comum.