INFORMAÇÃO SINDICAL – 04 DE OUTUBRO DE 2021

A CARAVANA
DA JUSTIÇA FAZ O SEU CAMINHO

CONTAMOS CONTIGO – Com o teu apoio e solidariedade

O SFJ – Sindicato dos Funcionários Judiciais, iniciou o seu périplo pelos Tribunais e Serviços do Ministério Público / DIAP´s com a “Caravana da Justiça”.

Projeto este, completamente inovador, quer visa apreciar in loco a realidade laboral dos Oficiais de Justiça e outros Funcionários de Justiça.

Este empreendimento tem o propósito de percorrer o campo de trabalho Judicial e do Ministério Público e visa não só a recolha de informação exaustiva junto dos Delegados Sindicais de cada Tribunal e SMP, mas, acima de tudo, o aquilatar das dificuldades com que cada um de nós se confronta no seu dia a dia de labuta, nomeadamente com o não preenchimento de quadros (faltam mais de 1000 oficiais de justiça nos Tribunais e Serviços do MP), a falta de material (entre outros os consumíveis / multifunções) e a degradação dos locais de trabalho.

Todos os dias, inclusivamente aos Sábados, Domingos e Feriados, desempenhamos funções presencialmente nos Tribunais e SMP. Fazemo-lo porque temos zelo e brio profissional, mas, acima de tudo, porque temos a consciência de que somos essenciais no desempenho das nossas funções, nomeadamente para garantir que os direitos constitucionais dos nossos concidadãos sejam escrupulosamente respeitados e
para que Portugal tenha uma Justiça mais Célere, Transparente e Próxima dos Cidadão.

É imprescindível, até do ponto de vista negocial (Governo / Grupos Parlamentares e Comunicação Social), que o SFJ faça o levantamento de narrativas (testemunhos de vida dos Oficiais de Justiça que assim o desejem), pois elas expõem as dificuldades vividas a vários níveis, dificuldades estas que têm consequências económicas, laborais, psicológicas e emocionais e familiares, estreitamente associadas a repercussões mentais e físicas. E a importância de estarmos presentes, é fazermos sentir à Tutela que não nos pronunciamos sobre a nossa realidade sentados à frente de um computador.

Somos um Sindicato dinâmico, empático e diligente, que olha o valor e a protecção da dignidade da pessoa humana, expresso na norma constitucional como princípio fundamental plasmado no seu artigo 1.º – Portugal é uma República soberana, baseada na dignidade da pessoa humana e na vontade popular e empenhada na construção de uma sociedade livre, justa e solidária.

Assim, reforçamos a importância da entrega do contributo de todos os Oficiais de Justiça, sem receios e inquietações, aos seus representantes, desabafos estes que sairão das redes virtuais para as mãos reais de quem tem um dever a cumprir: “Servir o País” em nome da Justiça.

A semana de 11 a 15 de outubro será marcada no dia 11 pela entrega da proposta de LOE para 2022 pelo Governo e a 15 de outubro encerraremos essa importante semana com a entrega da Crónica dos Bons Oficiais de Justiça nas mãos do Sr. Presidente da Assembleia da República, que, no seu papel. representa a vontade soberana de todas e de todos os Portugueses

Apelamos, assim, que todos os Oficiais de Justiça contribuam para o sucesso desta iniciativa.

Exigimos JUSTIÇA!

JUSTIÇA PARA QUEM NELA TRABALHA!

INFORMAÇÃO SINDICAL - 04 DE OUTUBRO DE 2021

 

Share This