É com grande satisfação que o Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ) leva ao vosso conhecimento que, no âmbito do Programa PESSOAS 2030, mais concretamente, à tipologia de operação “Formações Modulares Certificadas”, financiado pelo FSE, à qual nos candidatamos e que obteve aprovação em 100%, vai disponibilizar ações de formação gratuitas aos nossos associados, com direito a bolsa de formação, em diversas áreas, e em diversas zonas geográficas, tendente ao aprofundamento das nossas competências profissionais e pessoais, tendo em vista as diretas repercussões no exercício da sua atividade profissional, nomeadamente, uma melhor adaptação às mudanças tecnológicas e organizacionais.
Assim, o Sindicato dos Funcionários Judiciais vai executar um programa de formação alargado e muito abrangente (137.600 horas), plurianual, de 2024 a janeiro de 2028.
A formação de curta e média duração, previamente organizada e autonomamente certificada, nos termos das Portarias enquadradoras, permite dar uma resposta que consideramos coerente e relevante no exercício das nossas competências, e de entre as várias áreas que comportam os Tribunais.
O leque de unidades é lato, com diferentes e variadas valências, de entre outras, salientamos:
- Língua Inglesa-Jurídica (inicial e avançada);
- Língua Francesa;
- Língua Espanhola;
- Ciências Informáticas (Excel- inicial e avançado);
- Liderança e Gestão de Recursos Humanos;
- Direito;
- Contabilidade e Fiscalidade;
- Gestão e Administração;
- Segurança e Higiene no Trabalho;
As áreas mencionadas no ponto anterior, poderão a vir a ser alteradas por outras, caso vejamos essa opção como a mais condizente, em função das necessidades sentidas, opções previstas no Catálogo Nacional de Qualificações (CNQ), com unidades de formação de curta duração ou média duração, 25h de ou 50h, respetivamente, situação que nos permite uma flexibilidade formativa adaptável ao momento concreto.
Pretendemos executar o projeto, em 36 meses, com um valor global de 998.553,41€, conforme candidatura e respetiva aprovação em 100%.
Será um projeto que dotará os nossos profissionais de valências, que até hoje não tinham sido possíveis, iniciativa pioneira pelo volume de formação que vai ser executada e que fomos pioneiros, como entidade formadora, e que outros projetos de igual dimensão se seguirão.
Informamos que vamos celebrar um Protocolo de Formação com a Direção Geral da Administração da Justiça, de forma a articular a Formação ministrada, iniciativa que reabilitará um passado recente de colaboração formativa entre ambas as entidades, e que tanto sucesso obteve.
Esta colaboração permitirá que alguns espaços formativos, em função das áreas ministradas, possam ser as instalações de Tribunais, o que permitirá uma melhor agilização nos horários formativos.
Iremos, brevemente, disponibilizar o formulário de pré-inscrição, para que este projeto conjunto, tenha o sucesso que todos pretendemos.
SEMPRE JUNTOS!
JUSTIÇA PARA QUEM NELA TRABALHA!