No passado dia 28 de maio, decorreu em Anadia o Conselho Nacional anual do SFJ.
Para além do fim em si próprio, que foi a análise e aprovação do trabalho desenvolvido pelo Secretariado Nacional no ano de 2021 através da aprovação do respetivo Relatório de Atividades, bem como a apreciação e votação do Plano de Atividades e o Orçamento para o ano de 2022, tivemos uma pluralidade de intervenções onde os senhores conselheiros foram muito proactivos e contribuíram de forma profícua para o debate politico-sindical e para o traçar de estratégias que acrescentem algo de novo à nossa classe e nos tragam resultados nestes tempos difíceis.
Foi apresentado o Relatório Final sobre a iniciativa da “Caravana da Justiça”, junto com um vídeo onde foram apresentados alguns momentos altos do percurso que culminou com a entrega na AR da documentação recolhida.
Procedeu-se à alteração da morada da sede social do sindicato, em virtude de o SFJ ter mudado de instalações para a Rua João da Silva, 24-A, em Lisboa, estando todos os associados convidados para a visitarem.
O Secretariado Nacional deu a conhecer o trabalho que está a desenvolver no âmbito da criação de uma Associação Mutualista, onde será incluída a Casa do Funcionário de Justiça, entre outras valências de assistência social aos associados, proposta que acolheu o acordo da maioria dos conselheiros.
Por fim, e não menos importante, tivemos a presença da Professora Doutora Raquel Varela e do Professor Doutor Roberto De La Santa, da Universidade Nova de Lisboa, que vieram prestar esclarecimentos aos senhores conselheiros sobre o Estudo sobre as condições de trabalho e vida dos funcionários judiciais, estudo este encomendado pelo SFJ e que, no futuro, será muito relevante para a justificação com validade científica e resolução dos problemas da classe junto da Tutela.
Cumpre acrescentar ainda que foi aprovada por unanimidade a proposta apresentada por alguns conselheiros, num total repúdio pelas declarações proferidas pelo candidato a juiz do tribunal constitucional, Dr. António Almeida Costa, em que enxovalha, injuria e difama a classe dos Oficiais de Justiça deste país, declarações essas que serão alvo da competente queixa-crime.
O Secretariado Nacional do SFJ quer, ainda, deixar um agradecimento público ao nosso Exm.º Colega Manuel Veiga por, mais uma vez, nos ter proporcionado as condições físicas excelentes para a realização de mais um evento sem quaisquer custos para o Sindicato.
SOMOS UMA EQUIPA FORTE E COESA, TRABALHANDO SEMPRE NO INTERESSE DOS NOSSOS ASSOCIADOS E PROCURANDO FAZER SEMPRE MAIS E MELHOR!
IS 01jun2022