O Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ) e o Sindicato dos Oficiais de Justiça (SOJ), na sequência do estabelecido em reunião anterior, têm mantido contacto com o Governo, nomeadamente com a Senhora Secretária de Estado da Administração Pública, Dra. Marisa Garrido, com quem se reuniram no dia 3 de fevereiro, no Ministério das Finanças.
Iniciada a reunião, e expostas as posições de ambas as partes – o Governo não negoceia em ambiente de luta e os Sindicatos não levantam os Avisos Prévios de Greve -impasse que se manteve, até que a Senhora Secretária de Estado da Administração Público propôs que se realizassem, nesta fase, reuniões de trabalho, a iniciar a 5 de fevereiro, se necessário duas vezes por semana, para que, perante propostas concretas, as partes pudessem aproximar-se e, posteriormente, com a pacificação do setor, pudesse ser assinado o Protocolo Negocial e a Proposta de Estatuto.
A proposta foi aceite pelos Sindicatos que requereram que estas reuniões ocorressem no Ministério das Finanças e, no que consideram importante, o prazo de conclusão do processo de revisão da carreira ficasse concluído até ao final de fevereiro.
O Governo aceitou e ficou estabelecido entre as partes que o processo fosse mantido sob reserva até se alcançar uma proposta final, o que foi aceite por todos
Os sindicatos não abdicam de lutar pela valorização e dignificação da carreira e mostram-se empenhados em respeitar o passado, garantir o presente e construir o futuro da carreira dos oficiais de justiça.