Page 18 - Citote
P. 18

                                FORMAÇÃO
MAIS EXIGENTE
 TODOS VÃO PARTICIPAR
Foi-me entregue, na qualidade de Secretária Nacional, a responsabilidade pelo Departamento de Formação deste nosso Sindicado dos Funcionários Judiciais, o qual aceitei com muita honra e sentido de dever, pois estarei sempre disponível para lutar pelos interesses da nossa classe.
O foco deste Departamento de Formação do SFJ é o novo paradigma centrado na noção da aprendizagem ao longo da vida, que para os Funcionários Judiciais se tornou, desde há muito, essencial para o bom desempenho da sua função, cada vez mais complexa e com cada vez mais exigências a nível da produtividade. Há uma exigência de actualização permanente, muitas actualizações passam despercebidas enquanto trabalhamos, as alterações legislativas são constantes.
É assim óbvio que existe uma necessidade, cada vez maior, de aquisição de competências para o exercício, nomeadamente, da profissão de Oficial de Justiça. Na senda do que vem sendo feito desde há cerca de dez anos, por este Departamento de Formação, que tem tido um papel muito relevante na formação dos Funcionários Judiciais, pretende-se, neste mandato de quatro anos, dar continuidade ao bom trabalho desempenhado pelos actuais Formadores, trabalhando na modernização das plata- formas informáticas e uma maior pro-actividade, acrescentando
Categorias e que estão em falta por parte da Tutela, a qual, enten- da-se, não se pretende substituir, mas apenas complementar. Também gostaríamos que fosse da responsabilidade desde Departamento a formação dos Senhores Delegados Sindicais, na medida em que são a face visível do Sindicato no local de tra- balho e têm de interiorizar a importância de tal função na rep- resentação deste. Desde logo, manterem-se informados através de um canal aberto com os Dirigentes Sindicais para assim poderem responder às questões dos Colegas associados no seu local de trabalho, evitando-se assim informações incompletas ou mesmo contrárias àquilo que o SFJ defende.
Queremos aumentar o corpo de formadores, trazendo mais Colegas formadores sócios do SFJ, que se encontrem capacitados para o efeito, tanto os que estão no activo, como os aposentados que ainda têm muito para dar à nossa classe, se assim o enten- derem.
Serão feitos inquéritos a todos os Colegas sócios do SFJ a fim
de se aferir das necessidades mais prementes em termos de formação. Enquanto durar a pandemia, dar-se-á preferência a acções de formação à distância, sendo que logo que for possível, voltarão também as acções presenciais que serão ministradas por todo o país de acordo com as necessidades.
Continuamos com a elaboração de diversos textos de apoio que se têm revelado fulcrais no exercício da nossa profissão e man- teremos o apoio na publicação de livros técnico-jurídicos. Estamos sempre disponíveis para ajudar a resolver as mais diversas questões/dúvidas colocadas pelos Colegas sócios do SFJ.
Continuaremos sempre cá para si, Estimado(a) Colega sócio do SFJ, para ajudar a sentir-se mais realizado(a) na sua função, uma vez que a formação permite-nos sentir a segurança de saber que estamos a fazer bem. JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!
Saudações sindicais
Estela Ribeiro
Secretária Nacional
 NO INQUÉRITO DO SFJ
 SOBRE AS NECESSIDADES DE FORMAÇÃO
 matérias relevantes para o desempenho da função em todas as 18 • CITOTE • www.sfj.pt

















































































   16   17   18   19   20