Page 40 - Citote
P. 40

                                 a sua classe, bem como a importância e a complexidade das nossas funções.
Estaremos disponíveis para analisar todas as propostas, para as discutir e apresentar as nossas sugestões. Jamais iremos pactuar com alterações estatutárias, das quais resultem retirada de mais direitos aos seus funcionários, impondo-lhes ainda mais deveres. Torna-se URGENTE e imprescindível que a Administração proceda à abertura de concursos de ingresso para, a curto prazo, repor os níveis de funcionários em falta (mais de 1.000 neste momento), bem como que promova os tão necessários concursos para acesso, atenta a necessidade fundamental de preenchimento dos lugares de chefia, que há muito tempo estão por preencher. A qualidade da justiça não depende somente da capacidade e empenho dos seus operadores. Por isso, exigiremos da Administração uma maior e melhor Formação, pois só assim é possível ter um excelente desempenho funcional, consubstanciado numa maior especialização, para a obtenção da máxima produtividade. Registam-se novas exigências funcionais, de cariz urgente, cuja resolução impõe sabedoria e sentido prático, para as quais se necessita de apoio hierárquico e formativo, que, muitas vezes, falha na resposta pronta. As alterações legislativas são constantes e as necessidades dos conhecimentos informáticos são inúmeras.
As fragilidades nos Tribunais são imensas, a desmotivação e a
frustração dos seus profissionais são gigantes.
Esta é a ocasião certa para nos unirmos e o momento certo para lutar. É o tempo de cerrar fileiras, de não baixar os braços, de enfrentar todos os embates com coragem, porque, só assim, será possível ganhar as peleias e conquistar as duras batalhas que, segura e injustamente, teremos pela frente.
Tudo farei para conseguir estar à altura das responsabilidades que assumimos, e tudo farei para não desiludir.
Mas não posso terminar sem lançar um desafio a cada um dos funcionários judiciais que ainda não sejam associados do S.F.J. para se inscreverem como sócios do nosso sindicato, conferindo mais força e união à classe.
Caro colega, não seja acomodado, não espere pela luta e sacrifícios dos demais. Não adianta desaprovar e julgar os outros, se continuar do lado de fora. Venha criticar, reclamar e construir, cá dentro, connosco.
Seja um participante activo, um sócio atento, diligente e exigente. Porque será esta a força determinante na prossecução e no alcance dos nossos objectivos.
Contem comigo.
Porque eu sei que vou poder contar com todos. Manuel Sousa
Secretário Executivo Regional do Porto,
40 • CITOTE • www.sfj.pt






















































































   38   39   40   41   42